ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA, CULTURAL E RECREATIVA DE ADE

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA, CULTURAL E RECREATIVA DE ADE

CONCELHO: ALMEIDA

DISTRITO: GUARDA

População: 73 habitantes

Dista da Sede de Concelho: 24 km

Área: 7,51 km²

Orago: São João Evangelista

A Freguesia de Ade está situada entre três significativas linhas de água da Região (Rio Côa, Rio Noémi, Ribeira das Cábras). Dista de Almeida (Sede de Concelho) 24 km, de Vilar Formoso (principal fronteira portuguesa) 16 km, da Guarda (Sede de Distrito) 35 km. tem como orago São João Evangelista, pertencendo à Diocese da Guarda. Contudo já pertenceu ao Bispado de Viseu e Pinhel.

Administrativamente, pertenceu ao Concelho de Castelo Mendo (extinto por Dec. em 24/10/1855) chamando-se na altura Adem, passando para o Concelho de Sabugal (até à sua extinção por Dec. 07/12/1870) transitando para o Concelho de Almeida, onde se mantém.

O povoamento da Freguesia deve datar da época romana, a começar pelo próprio topónimo que se crê uma corrupção latina, nos séculos XVII e XVIII.

Pertenceu aos Duques de Lafões, sucessores dos Morgados das Casas de Sousa, Lafões e Marialva.

Na primeira metade deste século foi aqui encontrada uma Ara Votiva, de pedra regional, granito de grão um tanto fino, com 70 cm de altura. Possui uma inscrição romana cuja tradução será: “Tangino filho de juba paguei esta promessa a Júpiter”.

Ade integrou uma donatária do Marquês de Cascais. Dispunha de juiz pedâneo sujeito ao ordinário de Castelo Mendo. No eclesiástico foi uma abadia com unia renda anual de sessenta a setenta mil réis.

ESTAMOS AQUI:

Rua da Escola, s/n 6355-010 ADE Telefone: 271580275 Mail: adcrade@sapo.pt